10 agosto 2011

Mais de 100 mil pessoas são afetadas pelo temporal no Rio Grande do Sul

Enchente em São Sebastião do Caí obrigou dezenas de famílias 
a saírem de casa
Foto:Tadeu Vilani
Prefeituras de 18 municípios decretaram situação de emergência e estão com Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) formalizada junto à Defesa Civil. Quase todos ficam na região Norte, a mais atingida por temporais, inclusive com queda de granizo. Além disso, 42 municípios já estavam com situação de emergência homologada em função das chuvas do final do mês de julho.
Segundo dados oficiais da Defesa Civil, até a noite desta terça-feira eram 111.128 pessoas afetadas pela chuva ocorrida desde domingo, 2.278 desalojados, 712 desabrigados e quatro deslocados (que deixaram suas casas por iniciativa própria na iminência de alagamento). Ainda são contabilizadas 3.685 edificações atingidas, entre residências, estabelecimentos comerciais, prédios públicos, pontes e outras construções.
Na Fronteira Oeste, Santana Livramento ainda tem pontos isolados de falta de energia na zona rural.
Situação em SC
Em Santa Catarina, cinco municípios estão em situação de emergência por causa da chuva. São Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, Lontras; no Vale do Itajaí; Cordilheira Alta, no Oeste; Lages, na Serra, e Três Barras, no Norte do Estado. No total, 28 municípios de Santa Catarina enfrentam casos de alagamentos, deslizamentos de encostas e destelhamentos. Os problemas afetam quase 130 mil pessoas.