04 abril 2013

HSVP: A segunda-feira será de mobilização pelo reajuste da Tabela SUS

O evento nacional busca exprimir a grande preocupação com
a assistência em saúde, através do SUS
Integrando o Ato de Mobilização Nacional pelo reajuste da Tabela SUS (Sistema Único de Saúde), iniciativa promovida pelas Santas Casas, Hospitais e Entidades Beneficentes, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio fará uma mobilização nesta segunda-feira, dia 08, em frente à Instituição.

Às 09h inicia uma manifestação coletiva das direções do HSVP e HOSPINOROESTE com a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais, além da participação da comunidade. Entre às 09h e às 17h, haverá paralisação dos atendimentos de casos eletivos no serviço de Urgência/Emergência, em que somente serão atendidos os casos que realmente configuram emergência. Todos os atendimentos e procedimentos eletivos estarão suspensos ao longo do dia, como, por exemplo, consultas, cirurgias e exames de imagem. A mobilização envolverá também a divulgação e busca do apoio da comunidade para esta importante luta, com panfletagem e orientação na busca pelos serviços.

O evento nacional busca exprimir a grande preocupação com a assistência em saúde, através do SUS. A pauta de reivindicações do movimento é o reajuste de 100% para os procedimentos de média e baixa complexidade da Tabela SUS. Para isso, as Santas Casas, Hospitais e Entidades Beneficentes contam com a compreensão das autoridades de saúde e de todos os brasileiros nesta luta, cujo êxito trará ganhos significativos para toda a sociedade. A ideia é que o diálogo garanta algumas medidas emergenciais para que os hospitais mantenham o atendimento. O movimento é legítimo e espera mobilizar a opinião pública para que a defasagem da tabela de procedimentos do SUS, que impõe um déficit de R$ 5 bilhões por ano às instituições, responsável por uma dívida total de cerca de R$ 12 bilhões, seja revista com urgência.