04 julho 2011

Pelo menos 17 cidades gaúchas registram temperatura negativa no início desta segunda

Porto Alegre já registra a temperatura mais baixa do ano, 
segundo o Inmet: 2,5ºC
Foto:Ronaldo Bernardi
Pelo menos 17 cidades gaúchas registram temperatura abaixo de zero na madrugada e manhã desta segunda-feira, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Quaraí, na Fronteira Oeste, é registrado -4,3ºC, enquanto em São José dos Ausentes e Vacaria, na Serra, faz -4ºC e -3,3ºC, respectivamente.
Lagoa Vermelha (-2,3ºC), São Gabriel (-2,3ºC), Erechim (-1,8ºC), Santana do Livramento (-1ºC), Santa Rosa (-0,7ºC), Alegrete (-0,9ºC), Soledade (-1,3ºC), Santiago (-0,8ºC), Passo Fundo (-0,9ºC), Uruguaiana (-1,4ºC), Dom Pedrito (-1,7ºC), Bagé (-1,6ºC), Bento Gonçalves (-0,3ºC) e Cruz Alta (-0,4ºC) fecham a lista das cidades com temperatura negativa entre as que fazem parte da rede de estações do Inmet, conforme os registros das 6h.
Em Porto Alegre, os termômetros marcam 2,5ºC, a temperatura mais baixa do ano na capital do Rio Grande do Sul. No País, Urubici, em Santa Catarina, tem a mínima de -6,2ºC nesta madrugada. A tendência, no entanto, é de que as mínimas caiam ainda mais até as 8h. Nos Campos de Cima da Serra e na Fronteira Oeste podem chegar a -7ºC.
— Em algumas cidades o frio é tão intenso que até mesmo com o sol as temperaturas continuam caindo — lembra o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira.
Apesar da grande quantidade de cidades esperadas para registrarem temperatura abaixo de zero nesta segunda-feira, Porto Alegre não deve seguir a mesma tendência.
— Acho difícil, pois está estável e caindo muito pouco de hora em hora desde a meia-noite. Para baixar de zero, a temperatura precisa ter um declínio de um a dois graus por hora. Em Porto Alegre, a diminuição tem ocorrido apenas em décimos — explica Celso.