A parceria formada pela Administração Municipal, Emater e produtores rurais visa promover melhorias nos sistemas de irrigação existentes, bem como viabilizar novos projetos em propriedades do município.
No dia 09 de agosto de 2010, no gabinete do Executivo Municipal, o Prefeito Pisoni e equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, técnicos da Emater do escritório de Porto Mauá e representante de agricultores, reuniram-se para planejar ações que possam amenizar os efeitos das constantes estiagens que se fazem sentir na região e ainda fomentar projetos rurais de irrigação que estimulem o surgimento de novas atividades agropecuárias, além do fortalecimento das já existentes, tais como: horticultura, fruticultura, pastagens, confinamentos de bovinos, suinocultura, entre outros.
A proposta é de em alguns casos fazer uso do programa de irrigação do Estado. Também está sendo criado em conjunto com o COMDER – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, programa próprio de incentivos que contemplem a construção de cisternas e reservatórios destinados à armazenagem de água, além de sistemas de recalque e distribuição para uso racional do produto na propriedade nas mais diferentes formas de aproveitamento.
Diversos projetos já foram selecionados, sendo que alguns necessitam licenciamento ambiental expedido pelos órgãos competentes. Para a contrapartida municipal será enviado ao Legislativo Projeto de Lei prevendo o incentivo em serviços e equipamentos, além da possibilidade da utilização de empréstimo rotativo oriundos do FURDAP – Fundo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, de onde os agricultores poderão acessar recursos financeiros com juros subsidiados no valor de 2% /ano para custeio da parte correspondente.
O Município de Porto Mauá por ser composto em sua grande maioria por pequenas propriedades, necessita desenvolver projetos dessa natureza para que a produção agropecuária seja garantida, mesmo em períodos de estiagem, mantendo assim a subsistência familiar, o fornecimento da merenda escolar, o abastecimento do mercado interno e a viabilidade da propriedade rural, promovendo a diversificação e o desenvolvimento de forma sustentável declarou na ocasião o Prefeito Pisoni.