17 outubro 2011

Banrisul e Caixa decidem manter greve por falta de proposta concreta

Decisão de funcionários do Banco do Brasil deverá ser 

tomada na manhã desta terça

Ao menos até a manhã desta terça-feira, está mantida a greve no Banrisul. A decisão foi tomada nesta tarde, em reunião dos bancários realizada na Igreja Pompeia, em Porto Alegre. Um dos motivos alegados para a negativa em voltar ao trabalho foi a falta de uma proposta definitiva acerca do plano de carreira. Mais cedo, os funcionários de bancos privados decidiram retomar as atividades.
“O comando (da greve) vai estar de plantão para retomar o diálogo e resolver o processo grevista. Esse foi o principal elemento da nossa assembleia”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, Mauro Salles Machado, ainda na Igreja Pompeia. A categoria também pretende realizar uma caminhada até o Palácio Piratini.
O dirigente ainda reclamou da presença de não-grevistas na assembleia dos bancários do Banco do Brasil (BB): “É uma forma de pressionar e intimidar os colegas e o sindicato não vai aceitar esse tipo de postura”. A presença de “gerentes e gestores”, conforme Machado, acarretou no adiamento da assembleia dos grevistas do BB para as 10h desta terça.
Na Caixa, a greve também prossegue por tempo indeterminado. De acordo com uma das diretoras do Sindbancários, Raquel Weber, pendências relativas aos planos de carreira e de saúde, e à extensão da licença-prêmios para servidores novos ainda terão de ser sanadas para que o protesto termine.