Foto: Divulgação PMN |
Neste mês de outubro, a Coordenadoria da Mulher, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou os cursos artesanais de macramé e de produtos confeccionados com a folha do butiá.
As atividades foram realizadas no Espaço Margarida Alves para mulheres da área urbana e rural do município, onde todas as peças produzidas puderam ser levadas para casa pelas participantes.
O curso de confecção de produtos com a folha do butiá teve a participação de 15 mulheres, e foi ministrado pela professora Carmen Cardoso, que abordou técnicas de manuseio e tingimento na confecção de chapéus, bolsas, porta-canetas, porta-revistas, arranjos decorativos, tapetes, descansos de panelas e pratos, entre outros.
Segundo Carmen, as técnicas utilizadas foram buscadas em Salvador, onde os restaurantes mais nobres utilizam descansos para panelas e pratos confeccionados com a folha do butiá. “Esta fibra é muito resistente e versátil, e já que este material existe em abundância em nossa região, devemos tirar proveito disso, para transformar o que seria lixo, em luxo”, informa.
Já o curso de macramé foi ministrado pela instrutora do SENAR Marli Froser e teve a participação de 12 mulheres da área urbana e rural do município.
Para a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Vera Kuhler, além do aprendizado, estes cursos buscam capacitar as mulheres para obterem mais uma fonte de renda, e se envolverem em uma atividade sadia, para combater o stress e a depressão.