18 setembro 2012

HSVP promove mutirão de doação de sangue

Objetivo é mobilizar 80 doadores para a coleta, que será
realizada no dia 28 de setembro
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio promove, no dia 28 de setembro, com início às 08h, um mutirão para coleta de sangue junto à comunidade local. A iniciativa tem por objetivo atingir a captação de 80 doadores, ajudando a manter abastecido o banco de sangue da região através de uma demonstração de solidariedade e humanismo dos três-maienses.

Uma equipe do Hemocentro de Santa Rosa virá a Três de Maio para realizar a coleta e terá auxilio de profissionais do HSVP. As inscrições vêm sendo realizadas na recepção da emergência do Hospital. No momento da doação é indispensável que o doador esteja portando um documento de identificação com foto.

O doador vai receber um lanche após a transfusão. Outro fator positivo é que todos os doadores de sangue têm direito a retirar posteriormente os resultados de vários exames de sangue que são feitos de forma gratuita para quem efetuou a doação.

Segundo o enfermeiro Geovani Ricardo Kunz, responsável pela Agência Transfusional, Ser um doador é contribuir com um gesto de amor e consciência. “Doar sangue é salvar vidas. É um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo á saúde.”

Para doação de sangue o candidato deve:
- Estar bem de saúde;
- Estar alimentado;
- Peso igual ou superior a 50kg;
- Idade entre 18 e 65 anos;
- Intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres;
- Mulheres fora do período gestacional, 3 meses após o parto ou fora do período de amamentação;
- Não ter doença de Chagas ou contato com o inseto “barbeiro”;
- Não ser portador de epilepsia;
- Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário