A Secretaria da Saúde de São Paulo informou na noite desta terça-feira o segundo óbito de paciente infectado pelo vírus da influenza A (H1N1) no Estado. Com esse registro, sobe para quatro o número de mortes causadas pela gripe A no Brasil.
De acordo com o Hospital de Clínicas de Botucatu, que realizou o atendimento, o paciente, de 28 anos e do sexo masculino, passou a apresentar febre, dor de cabeça, náusea, vômito, tosse e congestão nasal no dia 1 de julho.
O governo afirma que ele procurou o serviço médico no dia 4 de julho, quando foi internado. No dia 7 de julho seu quadro clínico se agravou e foi necessária internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde faleceu três dias depois, na sexta-feira.
O hospital informou que, durante a internação, foram investigadas doenças como pneumonia bacteriana grave, hantavirose, leptospirose, influenza A e histoplasmose aguda.
De acordo com o governo paulista, a investigação inicial aponta que o paciente teve contato com argentinos e chilenos que estavam no Brasil.
A primeira ocorrência em São Paulo foi a morte de uma menina de 11 anos em Osasco.