Com as intensas precipitações pluviométricas durante a semana, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ao longo do rio Uruguai e afluentes, o nível das águas do rio Uruguai voltou a subir neste ano de 2010.
Na quarta-feira, 19 de maio, às 8 horas da manhã, o nível das águas em Porto Mauá estavam nove metros acima do normal, subindo 25 cm por hora, no mesmo horário, a vazão na Barragem de Itá / SC era de 7.564 litros m³/segundo e o nível do rio Uruguai em Itapiranga / SC estava com 7m86cm, subindo 12cm/hora. Pela manhã, a travessia de balsa continuou normal, mas à tarde foi suspensa, pois às 13 horas o nível já havia atingido os 9m70cm (limite para efetuar a travessia). Às 17 horas, parou de crescer em Itapiranga, momento em atingiu o pico de 8m10cm, no mesmo horário, em Porto Mauá o nível estava em 10m50cm, crescendo 21 cm por hora e a vazão em Itá era de 7.245 m³/s. Na madrugada de quinta-feira, 20 de maio, atingiu o nível máximo de 11m10cm.
Em Porto Mauá as enchentes são superiores em torno de 30 a 45% do que ocorrem em Itapiranga / SC. O percentual se eleva de acordo como for a precipitação pluviométrica nos dois estados.
A última enchente havia ocorrido dia 28 de abril de 2010, quando atingiu 13m25cm.
São realizados diversos contatos com o Sr. Carlinhos Mallmann, 2º Sgt BM Cmt do 1º/2ºPBM - Itapiranga – SC, município que faz divisa com o Rio Grande do Sul, e com o Sr. José Vicente Miranda Regina, responsável do Planejamento e Programação Hidroenergética da Barragem de Itá, Tractebel Energia S/A, que sempre informa as vazões defluentes (saída) da barragem, informações estas que posteriormente são repassadas as imprensas (jornais, rádios e tevês), para alertar as populações ribeirinhas e regionais, para que estas possam se prevenir com a elevação do nível das águas,
Para as águas entrarem nas lojas em frente da Aduana de Porto Mauá, o nível do rio deve atingir 12m60cm. Para entrar nas residências que estão em áreas de risco deverá atingir os 13 metros.
Às 8h da manhã desta quinta-feira (20), o nível do rio Uruguai em Porto Mauá era de 11m.