30 junho 2009

Idosos são minoria entre os casos da nova gripe, mostram estudos. Primeiro caso suspeito em Porto Mauá

A taxa de mortalidade da gripe A (inicialmente chamada de "gripe suína") é semelhante ao de uma gripe comum, mas uma coisa tem intrigado os médicos que acompanham a evolução da pandemia. O vírus parece, até o momento, atingir menos aqueles que os especialistas esperavam ser as suas maiores vítimas: os idosos. As informações são do site G1.
A maior parte das mortes pela doença tem ocorrido em jovens adultos, segundo dois estudos separados — um encomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e realizado por cientistas britânicos e outro feito por pesquisadores americanos e mexicanos. O primeiro foi divulgado no dia 19 na revista especializada Science. O segundo, nesta segunda-feira no New England Journal of Medicine.
No município de Porto Mauá, Gilson Ristoff, residente em Volta Grande interior do município, é suspeito de ser portador da gripe suína.
Esteve na Argentina, retornou e sentiu os sintomas da nova gripe, foi consultar no Posto de Saúde e posteriormente foi encaminhado ao Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa para fazer exames para comprovar se possue ou não a nova gripe.