30 junho 2009

Sobrevivente da queda do Airbus no Oceano Índico é resgatado, diz empresa

Um sobrevivente foi resgatado do Oceano Índico na manhã desta terça-feira (30), na região próxima às Ilhas Comores, onde um Airbus A310, da companhia Yemenia Air, caiu a cinco minutos de pousar, informou o vice-diretor geral de operações da companhia, Mohammad al-Sumairi, em entrevistas às agências internacionais de notícias.
A informação foi confirmada pelos jornais franceses “Le Monde” e “Le Figaro”, porém, com base em fontes diferentes.
“Nós ainda não sabemos a nacionalidade ou o sexo da pessoa resgatada”, disse, sem informar mais detalhes sobre as operações de resgate.
O Airbus A310 da companhia Yemenia Air caiu nas proximidades das ilhas Comores, no Oceano Índico, com 153 pessoas a bordo, segundo informação divulgada pela companhia aérea, sendo 142 passageiros e 11 tripulantes. Os jornais franceses dizem que 66 franceses estariam a bordo.
De acordo com a rede de TV CNN e agências de notícias, o acidente ocorreu no início da madrugada desta terça (hora local, por volta de 17h no horário de Brasília). O avião teria caído cinco minutos antes de chegar a seu destino.
Segundo os jornais “Le Monde” e “Le Figaro”, o voo IY 626 partiu de Paris em direção a Moroni, nas ilhas Comores, com conexões em Marselha, na França, e em Sanaa, capital do Iêmen.
Inicialmente, os passageiros embarcaram em um Airbus A330, e na conexão em Sanaa trocaram de aeronave, embarcando em um Airbus A310. Em 31 de maio, um outro Airbus, modelo A330, que partiu do Rio de Janeiro em direção a Paris, caiu sobre o Oceano Atlântico, matando 228 pessoas.