30 junho 2009

Sobrevivente do avião que caiu no Oceano Índico é uma menina de 14 anos

O sobrevivente resgatado do avião acidentado na segunda-feira (horário de Brasília) é uma menina, de 14 anos, informou hoje o vice-presidente da Aviação Civil do Iêmen, Mohammed Abdel-Rahman Abdel Qadir, em entrevista coletiva. Antes, Abdel Qadir tinha afirmado que o passageiro resgatado era um menino e tinha cinco anos. Depois, disse que há informações contraditórias sobre a idade. A adolescente foi levada a um hospital da capital das Ilhas Comores, Moroni, e não há informações sobre seu estado de saúde.
Abdel Qadir acrescentou que, até o momento, foram recuperados três cadáveres do aparelho acidentado. Antes, outra funcionária iemenita tinha declarado à rede de televisão Al Jazira que tinham sido resgatados sete cadáveres.
O responsável iemenita afirmou que foi formada uma equipe de investigadores franceses, iemenitas e comorenses para investigar as causas do acidente e continuar os trabalhos de busca e resgate.
Abdel Qadir informou também que o avião se submeteu, em 2007, a uma revisão completa, com a participação de especialistas da Airbus, companhia fabricante do aparelho, e que tinha sido confirmado seu "bom estado".
O avião da Yemenia Airway caiu no Oceano Índico com 153 pessoas a bordo, por causas ainda desconhecidas. O aparelho, um Airbus 310-300, que tinha partido de Sana às 18h45min (12h45min de Brasília), aonde chegou procedente de Paris, caiu no mar quando estava a apenas 30 minutos de seu destino, o aeroporto internacional de Moroni.