11 dezembro 2010

Polícia prende em Santa Catarina um dos foragidos mais procurados do RS

Criminoso é violento e extremamente
perigoso, diz delegado
O foragido conhecido como Da Mamãe, um dos mais perigosos e mais procurados do Rio Grande do Sul (RS), foi preso na noite de sexta-feira na Praia dos Ingleses, em Santa Catarina (SC).
Tarcísio da Silva, 36 anos, estava sozinho e desarmado no centro do balneário catarinense quando uma equipe da Polícia Civil gaúcha o abordou e anunciou a prisão, por volta das 21h.
Silva liderava a chamada Quadrilha da Mamãe, apontada como autora de uma sucessão de roubos de carros e ataques a residências que aterrorizaram Porto Alegre até a metade deste ano. A quadrilha é considerada uma das principais do RS, de acordo com o delegado responsável pela prisão, Augusto Cavalheiro Neto, e seu líder, um criminoso violento e extremamente perigoso.
— Se ele não é o principal foragido do RS, está entre os cinco principais — afirmou Cavalheiro.
O delegado comandou um grupo formado por 10 policiais na operação em SC, montada depois de a polícia ter recebido informações sobre a presença do foragido no litoral catarinense. Em pouco mais de um mês, no período em que durou a investigação para pegar Da Mamãe, outros dois integrantes da quadrilha foram presos na região metropolitana de Porto Alegre.
— Ele sentiu que se não saísse do Rio Grande do Sul, cairia — disse o delegado, ao explicar a incursão do suspeito por Santa Catarina.
A Quadrilha da Mamãe é suspeita de invadir uma casa na zona sul de Porto Alegre e torturar um casal de idosos, em junho. Também estaria envolvida na morte do tenente da reserva da Brigada Militar Edemilson Lira de Freitas, 51 anos, em 21 de julho, no bairro Intercap, em Porto Alegre. Ele acabou baleado nas costas ao enfrentar a quadrilha, que tinha feito três mulheres reféns na casa de um empresário do setor de transporte.
No fim de julho, a polícia começou a apertar o certo contra os bandidos e, em uma operação sigilosa, descobriu pistas do grupo em Cachoeirinha. Em agosto, três integrantes do grupo foram presos no município.
Na madrugada deste sábado, Da Mamãe era conduzido em uma das cinco viaturas da Polícia Civil gaúcha em direção ao Rio Grande do Sul. A previsão de chegada à 1ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha era para 7h. O delegado informou que, depois de ser ouvido, o foragido deverá ser encaminhado ao Presídio Central.