Encerrou hoje, quinta-feira, a instalação, no Campus SETREM, de um novo sistema de irrigação de pastagens, que aproveita a urina e o esterco do gado leiteiro. Além do baixo custo, segundo o engenheiro agrônomo da Sani Fértil Projetos de Irrigação e Fertilização, de Palmitinho/RS, Cléber Luis Sponchiado, garante melhor aproveitamento dos dejetos, no que se refere à fertilização.
Na SETREM foram utilizados os dejetos depositados embaixo das infraestrutura do tambo de leite, sendo estes sugados por uma bomba e transferidos por tubulações. “O sistema é uma alternativa de hidratação para pastagens, principalmente nos períodos de escassez de água. Também é uma maneira inteligente de levar nutrientes de forma líquida. Tanto os dejetos de suínos, como os de bovinos, há alta concentração de nitrogênio”, explica Sponchiado.
Antes da aquisição, conforme Marcelo Rigo, coordenador do setor de pecuária da SETREM, realizava-se fertilização de pastagens, cerca de quatro hectares, por meio de trator. “É eficiente também quando se trata de questões ambientais. Sabe-se que entidades governamentais cobram o destino correto dos dejetos. Assim, a SETREM está à disposição para os que desejam conhecer o sistema”, conclui.