A rede estadual de ensino, com 2.573 escolas, passa a matricular seus alunos pela internet a partir de outubro, quando inicia a primeira etapa para o ano letivo de 2011.
A garantia foi dada pelo secretário da Educação, Ervino Deon, durante a abertura do Seminário Internet para Todos, realizado pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa.
— Estamos dando um passo histórico no processo de matrículas para toda a rede estadual de ensino. A partir de agora, em qualquer situação, sem precisar sair de casa, pais ou responsáveis podem fazer a inscrição e a matrícula do seu filho pela internet — comemora Deon.
No ano passado, as escolas estaduais localizadas nos municípios de Cachoeira do Sul, Alvorada e Cachoeirinha realizaram de forma experimental as matrículas pela internet. O resultado foi satisfatório e contou com a aprovação tanto dos pais quanto dos servidores.
— Foi uma experiência necessária. Depois que afinarmos o processo e treinarmos as pessoas, já estaremos em condições de realizarmos o processo totalmente informatizado — explica Milton Pereira, diretor pedagógico da Secretaria da Educação.
Nos casos onde as famílias de alunos morarem em localidades ainda sem acesso à internet, como áreas rurais e acampamentos indígenas, o secretário Ervino Deon explicou que o Estado está discutindo alternativas com a Federação das Associações dos Municípios (Famurs) e a Associação dos Vereadores do Rio Grande do Sul.