Segundo a Defesa Civil, três municípios decretaram situação de emergência em função dos estragos provocados pela chuva no Rio Grande do Sul: Frederico Westphalen, Itaara e Vitor Graeff.
Em Itaara, há 200 desalojados depois da forte chuva de granizo na segunda-feira. O temporal deixou mais de mil casas destelhadas. As sete escolas da cidade (cinco municipais e duas estaduais) suspenderam as aulas. As estruturas das instituições de ensino também foram afetadas pela chuvarada.
Em Vitor Graeff, são 60 desalojados. Segundo o prefeito Paulo Lopes Godoi, há destelhamentos, árvores arrancadas e animais mortos no interior do município. A cidade foi atingida pelo temporal que chegou ao Estado entre a noite de segunda-feira e a madrugada desta terça-feira.
Em Frederico Westphalen, não há desalojados, mas mais de noventa residências foram destelhadas durante a ventania com chuva que atingiu a cidade por volta das 21h de segunda-feira. Duas escolas municipais também ficaram sem cobertura. O prefeito, José Alberto Panosso, informou que as aulas foram suspensas hoje e amanhã no bairro São Francisco de Paula para que sejam feitos os reparos.
Ibirapuitã, Herval e Ibirubá encaminharam para a Defesa Civil uma notificação preliminar de desastre, que segundo o órgão, serve para informar a Defesa Civil de que houve danos e que o município poderá decretar situação de emergência.