Dia 25 de maio comemoramos o dia livre de impostos, a data em que os brasileiros “param de pagar impostos” e começam a trabalhar para si próprios, dado que o contribuinte brasileiro trabalha até o dia 25 de maio, exclusivamente para pagar os tributos (impostos, taxas e contribuições) exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. Calcula-se que o valor médio recebido pelo trabalho de cerca de cinco meses é o equivalente ao que cada cidadão paga de taxas todo o ano, uma média próxima de 40% dos seus vencimentos.
A tributação incidente sobre os rendimentos (salários, honorários, etc.) é formada principalmente pelo Imposto de Renda Pessoa Física e pela contribuição previdenciária (INSS, previdências oficiais). Além disso, o cidadão paga a tributação sobre o consumo - já inclusa no preço dos produtos e serviços - (PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS, etc) e também a tributação sobre o patrimônio (IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI, ITR). Arca ainda com outras tributações, como taxas (limpeza pública, coleta de lixo, emissão de documentos) e contribuições (iluminação pública).
Os lojistas buscam a redução da carga tributária imposta aos consumidores brasileiros, que diminui significativamente sua capacidade de consumo, sendo há muito tempo causa da lentidão no crescimento do PIB.
O objetivo da celebração deste dia é conscientizar os cidadãos brasileiros sobre as taxas exorbitantes de impostos que são pagas e estão embutidas em TODOS os produtos e serviços.
Chega de tanto imposto!!!!!