04 agosto 2009

Gripe A: Paraná confirma 21 mortes e total no país chega a 115

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou, nesta terça-feira, mais 21 mortes por causa da nova gripe no Estado. Até segunda-feira, ainda segundo a secretaria, quatro mortes haviam sido confirmadas. Com anúncios de 26 mortes confirmadas no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo nesta terça-feira, o total de óbitos chega a 115 no país.
O salto no número de casos confirmados se deve ao início das operações do Laboratório Central do Estado (Lacen) no dia 28 de julho. Esse é o quarto laboratório do país a fazer esse tipo de teste.
— A partir do momento que começamos a fazer os exames pelo Lacen, começamos a ter os resultados em maior volume e numa velocidade maior. Porém, os casos de óbitos necessitam da validação pela Fiocruz para que o Ministério da Saúde tenha um único padrão de informação. E obtivemos hoje a autorização do ministro para que a gente, uma vez tendo o resultado do Lacen, já comunique os óbitos confirmados — disse o secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin, em entrevista coletiva.
Rio de Janeiro
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou hoje que mais três pessoas morreram infectadas pelo vírus da gripe A. Com isso, chega a 19 o número de óbitos pela doença no Estado. Dos casos recentes, dois são da capital fluminense e um é de Pinheiral, na região Sul.
Entre as vítimas estão um homem de 30 anos hipertenso, que morreu em 22 de julho; uma mulher obesa de 32 anos, que morreu no dia 23; e uma mulher de 33 anos com bronquite, que morreu no dia 25. Os casos foram confirmado por exames realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
São Paulo
A Secretaria de Saúde de Campinas comunicou hoje o registro da sexta morte por contaminação pelo vírus da gripe A (H1N1) no município. Trata-se de uma mulher de 63 anos, que morreu no dia 29 de julho.
A prefeitura de São Caetano do Sul confirmou hoje a morte de mais uma pessoa por infecção pela nova gripe. Segundo a prefeitura, uma mulher de 42 anos, que morreu no Hospital Santa Cecília, no dia 29 de julho, é a terceira vítima de gripe A na cidade.