14 novembro 2011

Corpo do deputado Chicão Gorski é sepultado em Santiago

Corpo do deputado Chicão Gorski é sepultado em Santiago 
Crédito: Rafael Nemitz / Especial / CP
No fim da manhã desta segunda-feira, centenas de pessoas despediram-se do deputado estadual Chicão Gorski, de 54 anos, morto em um acidente de trânsito no último fim de semana na BR 287, em Santiago, no Centro do Estado. O corpo foi levado em um caminhão do Corpo de Bombeiros, acompanhado do cortejo fúnebre, do CTG Coxilha de Ronda, onde ocorreu o velório, até o Cemitério Municipal de Santiago.
O sepultamento ocorreu pouco antes das 11h. Entre os presentes, estavam deputados, o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, prefeitos e moradores da região. Chicão era deputado pelo PP e a vaga será assumida por Ernani Polo.
Emocionado, o prefeito de Santiago, Júlio Cesar Ruivo, afirmou que dificilmente um líder político como ele surgirá nos próximos anos. “Chicão era humilde e sempre estava integrado com a comunidade”, lembrou. Segundo o amigo particular e um dos coordenadores da campanha de Chicão no Centro do Estado, empresário Luiz Carlos Duzian, o parlamentar falava que quando morresse gostaria que o corpo fosse cremado e as cinzas espalhadas pelo Estádio Alceu Duarte de Carvalho, em Santiago, município onde passou a infância e jogou futebol.
Entretanto, como isso não foi escrito, a mãe do deputado, Ilda Gorski, definiu pelo sepultamento no Cemitério Municipal, destacou o amigo. O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, durante o sepultamento lembrou que a região Central do Estado e Santa Maria perdem um amigo e um empreendedor.
Carreira política
Engenheiro civil formado pela Universidade Católica de Pelotas, Chicão deixou sete filhos, dois deles com Luciane. Eleito em 2010 com 43.012 votos, o progressista estava no seu primeiro mandato de deputado estadual. Ele integrava três comissões na Assembleia: Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, como presidente, e Assuntos Municipais e Participação Legislativa Popular, como membro titular. Em um dos seus últimos atos parlamentares, Chicão esteve em Brasília, em 27 de outubro, para solicitar ao Dnit a instalação de lombadas eletrônicas e radares fixos na BR 287, entre Santiago e Jaguari.
Além de ter exercido a função de prefeito de Santiago entre 2001 e 2008, por dois mandatos, o progressista também foi vice-prefeito do município entre 1997 e 2000. A cadeira de Chicão na Assembleia Legislativa passará a ser ocupada por Ernani Polo, secretário-geral do PP estadual, que fez 38.767 votos em 2010.