14 novembro 2011

Participante do Inclusão Digital SETREM para Deficientes Visuais encontra irmã desaparecida

A história de Cleusa Izolan, de Três de Maio, serve como exemplo
Há 10 anos o Programa Inclusão Digital da SETREM tem oobjetivo de alavancar o nível de desenvolvimento de Três de Maio e região, através de ações que despertem o crescimento tecnológico, principalmente em comunidades que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social. Neste ano, inovou, dirigindo ações para Inclusão Digital de Deficientes Visuais e este projeto já está colhendo frutos. 
A história de Cleusa Izolan, de Três de Maio, serve como exemplo. Ela frequenta as aulas que sãooferecidas aos integrantes da Associação de Deficientes Visuais (ASDEVI). Foicom o aprendizado em informática adquirido no curso, que Cleusa encontrou a irmã que ela não via há 24 anos. A busca pela irmã só foi possível com o acesso à internet e autilização da rede social Sonico.“Não tinha notícias dela desde os meus 15 anos de idade, mas agora ela está morando na cidade de Unaí, em Minas Gerais. E foi através destas aulas, e da professora Jussara Vitorino, que consegui localizar minha irmã Cleonice e estamos mantendo contato virtual", comenta.
Esta é a primeira edição do curso onde há uma turma formada somente por deficientes visuais, o resultado é uma parceria entre SETREM e ASDEVI. As aulas iniciaram no dia 15 de setembro deste ano e contam com a presença de sete alunos. Os conteúdos trabalhados e passados em aula são: o estudo do teclado, o desenvolvimento de pesquisas e a criação de pastas e arquivos no Windows, criação de documentos no Word, utilização das ferramentas do Word e a movimentação no documento do Word e Internet.