15 maio 2009

Temperatura baixa muda paisagem na Serra

Mesmo sem acreditar que neve ainda nesta sexta-feira, os moradores de São Francisco de Paula, na serra gaúcha, aproveitaram uma queda brusca na temperatura para tirar do armário casacos, botas, mantas e toucas. Na avenida principal do município, a Julio de Castilhos, todos cruzavam sobre as folhas de plátanos do canteiro central bem agasalhados.
Para o proprietário de imobiliária Rodrigo Bueno, 33 anos, foi a hora de notar que estão faltando roupas de inverno no guarda-roupa. Ele correu, no começo da tarde, para uma loja de malhas e escolheu blusas de gola alta, para deixar até o pescoço bem protegido. Além de levar para casa diferentes cores, deixou mais algumas encomendadas.
O frio realmente favorece os negócios em São Francisco. Para Glaucia Ruiva, vendedora de roupas, as vendas chegam a dobrar sempre que as temperaturas caem. Por isso, os manequins nas vitrines da loja parecem estar em meio ao inverno europeu.
Tanto Glaucia quando Bueno não estão confiantes na neve para este fim de semana. Mas quem torce por ela é o secretário municipal de Turismo, Eron Sidinei França. Segundo ele, quando as temperaturas começam a cair e ameaça nevar os mais de 1.010 leitos disponíveis em hotéis e pousadas de São Francisco lotam rapidinho. Como o município celebra a Festa do Pinhão no começo do próximo mês, a torcida é por muito frio. (Zero Hora)