15 agosto 2010

Frio e chuva fazem Estado prorrogar campanha de vacinação contra a paralisia infantil

O frio e a chuva que atingiram o Rio Grande do Sul neste sábado fizeram a Secretaria Estadual da Saúde prorrogar a campanha de vacinação contra a paralisia infantil, ocorrida neste sábado. De acordo com a chefe de vigilância epidemiológica da Secretaria, Marilina Bercini,nas regiões atingidas pela chuva e pelo frio apenas pouco mais da metade das crianças foram vacinadas.
- A campanha ocorre num dia só, mas como houve a dificuldade, nós decidimos prorrogar esse prazo, principalmente para os municípios em que o mau tempo prejudicou o deslocamento até os postos de saúde - disse Marilina.
Conforme o levantamento repassado pelos municípios à Secretaria até as 18h de hoje, apenas 59% da meta de vacinação foi atingida. No Estado, a campanha deve imunizar 704.415 crianças entre 0 e 5 anos. A vacinação faz parte da segunda etapa da campanha nacional de imunização contra a paralisia infantil.
A secretaria ainda deve receber novos números dos municípios, que contatam os postos para fechar o levantamento. De acordo com Marilina, o número deve ser um pouco maior já na segunda-feira, mas, mesmo assim, a meta não deve ser atingida e, por isso, o prazo será prorrogado.
- Creio que a gente deva atingir um pouco mais quando o balanço fechar, mas mesmo assim vamos dar mais uma oportunidade aos pais durante esta semana para que as crianças sejam vacinadas - explicou.
Segundo a secretaria, os 5 mil postos de saúde do Estado seguirão aplicando a vacina contra a paralisia entre segunda e sexta-feira desta semana.