30 maio 2011

BM conclui retirada de medicamentos enterrados no Norte do Estado

BM conclui retirada de medicamentos enterrados no Norte do Estado 
Crédito: Divulgação / BABM / CP
Soldados do 3ª Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) de Passo Fundo, concluíram, na tarde desta segunda-feira, a retirada das sete toneladas de medicamentos enterrados numa fazenda no interior município de Campinas do Sul, na Região Norte do Estado. Os remédios foram localizados pela Policia Federal, na última sexta-feira, quando cumpriam mandado de busca e apreensão da Operação Saúde. A operação desvendou um esquema de fraude em licitações e desvio de recursos da compra de remédios em vários municípios gaúchos.
Os medicamentos estavam enterrados próximo à barragem do rio Passo Fundo e foram retirados com a ajuda de uma retroescavadeira. Uma parte foi recolhida para perícia e o restante levado para descarte em uma usina de reciclagem de lixo em Passo Fundo. Nesta segunda-feira, os policiais ambientais voltaram à fazenda para fazer um rescaldo no local. Os soldados recolheram mais 70 quilos de medicamentos, também levados para perícia e descarte.
O comandante do 3º BABM, Major Eliel de Souza Roque afirmou que os medicamentos recolhidos estavam com as embalagens em bom estado de conservação, o que demonstra que foram enterrados recentemente. Parte dos medicamentos estava com o prazo de validade vencido ou próximo de vencer. A fazenda é da propriedade do irmão de um dos suspeitos de envolvimento na fraude. O major disse que o dono da área vai responder por crime ambiental por ter permitido o descarte de medicamentos em local inadequado, com risco de contaminação do solo.
A Operação Saúde foi desencadeada pela Policia Federal no dia 16 de maio, com a prisão de 62 pessoas em sete estados brasileiros. Todos os suspeitos já foram soltos e vão responder em liberdade. A máfia dos medicamentos tinha como base no município de Barão do Cotegipe, na região Norte do Estado.