30 maio 2011

Clima favorece plantio da nova safra de trigo em Três de Maio e região

Pelo custo e produtividades internos nosso trigo não é 
competitivo sem ajuda oficial
Cerca de 20% da área prevista de 10 mil hectares para este ano já foi semeada no município. As temperaturas amenas, aliadas à baixa umidade, têm proporcionado uma boa sanidade às lavouras nessa fase inicial. Agricultores que vão plantar variedades Quartzo com financiamento deverão ficar atentos porque o período recomendado pelo Zoneamento Agrícola oficialmente termina hoje.
Já as demais variedades podem ser plantadas até 20 de junho. Os produtores que não obedecerem ao calendário podem ficar sem cobertura do Proagro. Este zoneamento é realizado com base no risco de geadas no município. A estimativa de produtividade média para esta safra de trigo é de 2.400 kg por hectare, ou seja, 40 sacas por hectare.
Sobre a comercialização da safra de trigo, o analista de mercado e professor de Economia. Argemiro Luís Brum, afirma que os produtores vão depender mais uma vez dos subsídios oriundos dos leilões de PEP do governo federal. Pelo custo e produtividades internos nosso trigo não é competitivo sem ajuda oficial.