30 maio 2011

Hyundai Elevator irá gerar até 15 mil empregos no RS

Hyundai Elevator irá gerar até 15 mil empregos no RS 
Crédito: Caco Argemi / CP
O primeiro dia de agendas oficiais da missão à Coreia, em Seul, começou com uma notícia positiva: a Hyundai Elevator instalará uma de suas unidades no Rio Grande do Sul. A confirmação da parceria em solo asiático, que foi antecipada pelo blog Missão Coreia, do Correio do Povo, foi obtida após uma reunião entre o governador Tarso Genro e a presidente da Hyndai Group, Hyun Geong-Eun, que acabou em torno das 9h30min de segunda-feira, no horário de Seul, antes do início do seminário que apresentou o Estado como oportunidade de investimentos para empresários coreanos das indústrias naval, de semicondutores e de eletrônicos. A cidade que receberá a fábrica e o volume do investimento será definido nos próximos 30 dias, após avaliação dos mercados gaúcho, brasileiro e latino-americano. “Essas questões serão definidas pelos empresários conforme os termos e os prazos que eles colocarem. Senão vira uma intervenção inadequada. O Estado tem que ter função regulatória, indutora e fiscalizadora. E é isso que estamos fazendo”, afirmou Tarso.
O presidente da Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Marcus Coester, disse que a explosão da construção civil no mercado brasileiro foi o principal motivador da parceria para a instalação de uma fábrica de elevadores no Estado. Apesar da cautela para falar em cifras e em regiões favoritas para a alocação da unidade, o diretor da Hyundai Group, Victor Park, adiantou que o empreendimento deverá gerar, minimamente, cinco mil empregos diretos, podendo chegar em 15 mil. "O que é certo é que a Hyundai vai investir no Rio Grande do Sul. Apesar de ser gigante, é uma empresa familiar que não depende da decisão de acionistas. Quando decidem fazer, fazem", ressaltou Tarso.
O memorando de entendimento assinado entre o Estado e a Hyundai Group prevê que a multinacional será também inserida, paulatinamente, no mercado gaúcho de portos. Uma das células da coreana Hyundai atua na logística portuária, envolvendo o transporte de cargas por via marítima, com navios de grande porte. Park confirmou o interesse da gigante coreana nos portos gaúchos, assinalando que novas parcerias serão estruturadas para o futuro. Demonstrando forte aproximação empresarial e diplomática, a executiva Hyun Geong-Eun também foi nomeada agente do Rio Grande do Sul na Coreia. Ela já é cônsul honorária do Brasil no país asiático. Conhecida mundialmente pela fabricação de automóveis, a Hyundai é dividiva em cinco grupos e nove afiliadas, entre elas a Hyundai Elevator.
"Este tipo de investimento é justamente o que procuramos. Uma fábrica de elevadores no Rio Grande do Sul vai se agregar à nossa cadeia produtiva do setor metalmecânico, além de produzir para o setor da construção civil, que cresce muito no estado", afirmou o governador. Ele afirmou que a Hyundai será parceira do Piratini em projetos educacionais,com possível ênfase na intenção de entregar notebooks as escolas gaúchas e aos alunos da rede estadual. Tarso também confirmou que a Hyundai receberá incentivos fiscais, que serão definidos nas próximas reuniões, porque a empresa se encaixa no perfil traçado pelo governo. A pretensão é conceder privilégios as indústrias que fazem joint ventures com empresários gaúchos ou que utilizam insumos da base produtiva já instala em solo gaúcho. Park explicou que a operação da fábrica de elevadores da Hyundai no Rio Grande do Sul provavelmente inciará em 2012. Neste ano, o período será de planejamento e tomada de decisões quanto a localização e volume de produção e investimento. “A Coreia está muito bem capitalizada. O investimento é o último tema da pauta. Primeiro vamos tratar das questões técnicas do projeto”, explicou Park, ressaltando o momento extremamente positivo da economia do país asiático.