27 março 2012

Estudantes da SETREM criam projeto de desligamento automático do pisca para motocicletas

Acadêmicos do curso de Engenharia de Produção criaram 
protótipo que dispensa o uso manual para desativar o
pisca direcional das motocicletas
Foi a necessidade de promover a segurança no trânsito que motivou os acadêmicos do 9º semestre do curso de Engenharia de Produção da SETREM a desenvolverem um projeto que possibilitou a desativação automática do pisca direcional de motocicletas. Criado a partir de um trabalho proposto em sala de aula, o protótipo surge como uma forma inovadora de se pensar em segurança e comodidade do motociclista.
Proposto pelos acadêmicos Elias Filipin da Silva, Fernando Dal Piaz Danelli e Max Paulo Maron, o dispositivo promove o desligamento automático do pisca sinalizador da motocicleta sem que seja necessária a interferência do condutor. O trabalho foi idealizado a partir do componente curricular Prática Profissional III – Desenvolvimento de um Produto, sob a orientação dos professores Alexandre Chapoval Neto, Joice Viviane de Oliveira e Márcia Stein. O desenvolvimento do projeto foi realizado em parceria com a Eletrônica Planer e a AS Motos e Acessórios
“Foi pensando na realidade do trânsito e na quantidade de acidentes envolvendo motociclistas, que surgiu a ideia de projetarmos um dispositivo que desliga automaticamente o pisca logo que a marcha é trocada de forma crescente. Evitando que o condutor esqueça-se de desligá-lo e, assim, provoque alguma confusão ou acidente”, explica Max Paulo Maron, um dos idealizadores deste projeto que levou cerca de um ano até chegar ao produto final desejado.
De acordo com o professor Alexandre Chapoval Neto, o componente curricular tem o objetivo de desenvolver um produto, considerando seu projeto e os processos realizados até a sua idealização e acabamento. Os acadêmicos pesquisaram as necessidades e as oportunidades do mercado e, a partir dessas necessidades, desenvolveram um novo produto, cujo resultado foi apresentado em banca.
Diversos testes foram desenvolvidos para que se comprovasse a aplicabilidade do projeto. Entre eles, foram testadas cerca de 15 convergências para cada lado (esquerdo e direito) e todas obtiveram resultado positivo, isto é, antes da convergência o circuito estava ligado indicando o lado para qual iria se deslocar e no momento posterior à troca da marcha para aceleração, através do acionamento do sensor, o mesmo foi desligado automaticamente.
O Curso de Engenharia de Produção da SETREM busca formar um perfil de egresso com sólida formação empreendedora, técnica e científica. Além de proporcionar ao futuro profissional a capacidade de absorver e desenvolver novas tecnologias. Durante a graduação é estimulada a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento de sistemas de produção de bens e/ou serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário