O espaço da Exporural da 18ª Fenasoja está pronto. Destinado para as empresas realizarem o plantio de sementes, experimentos e mostrar os seus produtos e novas tecnologias em um lugar mais próximo aos produtores, a Exporural receberá 15 empresas, do Estado e País, nesta edição da feira.
Foram plantadas lavouras de milho, soja, girassol, cana-de-açúcar, mandioca, etc, onde serão realizados experimentos com químicos (inseticidas, herbicidas e fungicidas). Cooperativas, instituições de pesquisas como Fundacep, Fepagro e Emater, que já tem presença natural neste espaço, estarão presentes também nesta edição da feira.
O plantio de cultivares já foi realizado, bem como a implantação e condução das áreas. Vânio Heimerdinger, presidente da Comissão da Exporual, garante que até o dia de abertura da feira as lavouras estarão prontas, no estágio de desenvolvimento que as empresas desejam, para realizar suas experimentações: “teremos plantas vários estágios de desenvolvimento, como enchimento de grão, desenvolvimento vegetativo, de acordo com o planejamento das empresas”.
Sistemas de irrigação, tecnologias de pulverização e unidade demonstrativa de florestamento também estarão disponíveis aos produtores.
O 3º Concurso da Planta de Soja com maior Número de Grãos, também promovido pela Exporural, está na fase final. Os concorrentes devem entregar suas plantas entre os dias 15 e 25 de abril de 2010, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson.