03 janeiro 2011

Cientista comprova o que médicos propagavam: consumo de fibra ajuda a emagrecer

Frutas também são fontes preciosas de fibras
Quem deseja emagrecer sempre ouve o mesmo conselho de médicos e nutricionistas: tenha uma alimentação rica em fibras. E eles têm razão. Essas substâncias alimentares emagrecem, pois quando uma pessoa ingere cereais, leguminosas, arroz, batatas, raízes e frutas sente logo que está satisfeita e come menos carne e outros alimentos ricos em gordura e açúcar.
O nutrólogo Celso Cukier, do Hospital São Luiz, de São Paulo, explica que as fibras emagrecem porque dão a sensação de saciedade e a pessoa come menos. Mas elas também desempenham outro papel:
— As fibras regulam a assimilação de gorduras e de açúcares no organismo, pois aprisionam as moléculas de gordura e colesterol presentes em nosso sangue. Ou seja: fazem bem à saúde.
A tese de que as fibras emagrecem não é apenas uma dica médica. Agora tem também respaldo científico. Jaimie Davis, professora do Departamento de Medicina Preventiva na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, apresentou no Congresso Internacional de Obesidade Abdominal, na China, um estudo comprovando a teoria.
— Quanto maior o consumo de fibras, menor o acúmulo de gordura visceral, que fica entre o intestino e outros órgãos abdominais — afirma a cientista.