09 agosto 2011

Giruá decreta situação de emergência em razão do temporal

Por Juliana Gomes
A medida foi tomada pelo prefeito Fabiam Thomas após avaliação dos estragos em bairros da cidade e localidades do interior do município. O diagnóstico foi feito em conjunto com a  Comissão Municipal de Defesa Civil.
Conforme levantamento de equipes da prefeitura, Emater, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros,  150 residências e prédios comunitários sofreram destelhamento e danos em suas estruturas. Dezenas de árvores caíram, postes foram danificados e muitos pontos da cidade e do interior do município estão sem energia elétrica até o fim da tarde desta terça-feira. Linhas telefônicas também foram atingidas e localidades do interior, como Mato Grande, Cascavel, Boca da Picada e Rincão dos Melos constataram destelhamento de galpões, residências e demais estruturas.
O mais grave  foi o deslocamento de toda a cobertura do Departamento Municipal de Estradas e Rodagens (DMER), que atingiu em cheio duas residências próximas, causando destelhamento e danos.
Desde as 2h50min, o Corpo de Bombeiros de Giruá está atendendo moradores que tiveram casas destelhadas e  desobstruindo ruas com árvores caídas. Os funcionários da prefeituras, desde o início da manhã também estão trabalhando na limpeza da cidade, recolhimento de galhos e na recuperação das residências atingidas.
Como forma de agilizar o reparo dessas residências, cerca de 95% delas de famílias carentes do município, R$ 61 mil foram destinados  para a  compra de materiais. Até o fim do dia, cerca de 50 casas  deverão receber auxílio de equipes de servidores e voluntários que estão trabalhando em diversos pontos da cidade.
De acordo com a Emater, a chuva de granizo que ocorreu principalmente na manhã desta terça-feira não ocasionou prejuízos significativos nas lavouras de trigo por ter sido de fraca intensidade e a cultura estar em fase inicial de desenvolvimento.
Devido à falta de energia, interrupção de estradas do interior do município e problemas de infiltração em escolas, foi decretada a suspensão das aulas nas escolas municipais nestas quarta e quinta-feiras. Somente as escolas de educação infantil continuarão atendendo normalmente.
Outra medida adotada foi a centralização do atendimento aos giruaenses atingidos junto ao DMER, onde os materiais para recuperação das residências já estão sendo recebidos e distribuídos, conforme a necessidade.