09 agosto 2011

Chiapetta decreta situação de emergência e temporal provoca suspensão de aulas no RS

Na localidade de Sete de Setembro, interior de Erechim, uma igreja 
foi derrubada pelo vento - Foto: Marielise Ferreira
O prefeito de Chiapetta, Osmar Kuhn, decretou situação de emergência no município depois do temporal que atingiu a região nesta madrugada e provocou danos em 50% das casas da cidade. O município do noroeste do Estado fica a cerca de 80km de Santa Rosa e tem aproximadamente 4,3 mil habitantes. Também por causa da chuva e do vento forte falta luz e água.
O ginásio de esportes, o CTG, igrejas e escolas do interior foram destelhadas, e as aulas das redes estadual e municipal estão suspensas.
Também estão sem aulas estudantes dos municípios de Viadutos, Gaurama, Itatiba do Sul, Campinas do Sul, Erebango e Erechim, todos na região Norte. Pelo menos 12 escolas da região sofreram danos graves, segundo informações da chefe administrativa da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Eledis Dallagnol.
Temporal provocou danos graves a construções em Erechim
Foto:Rafael Savacinski / Divulgação
— Parte foi provocada ontem à noite, e hoje pela manhã tivemos novos estragos. Há vários casos isolados no interior porque muitas escolas não tiveram danos na estrutura, mas ficaram sem água, luz, ou acesso — explica.
O caso mais grave, segundo ela, foi na escola João Germano Imlau, em Erechim, onde as aulas devem ficar suspensas inclusive amanhã por causa do destelhamento. No município, cerca de 90 casas foram destelhadas e 30 árvores foram arrancadas pelo vento.