06 junho 2009

Equipes de busca do voo 447 anunciam ter encontrado corpos no mar

As equipes de busca do voo 447 da Air France anunciaram no início da tarde deste sábado que encontraram dois corpos no Oceano Atlântico. Podem ser os corpos de ocupantes do Airbus A330 da companhia desaparecido desde a noite do último domingo. Eles foram visualizados por um avião R-99 da Aeronáutica no final da madrugada. A aeronave transportava 228 pessoas.
Segundo a Aeronáutica, entre 5h e 6h da manhã, os destroços foram detectados pelo avião-radar R99, da Força Aérea Brasileira, que solicitou a presença no local de um avião C-130, da FAB, e da corveta Caboclo, da Marinha, a mais próxima da área.
Às 8h07min, o avião da FAB confirmou visualmente a existência de destroços. Às 8h14min, a corveta Caboclo, da Marinha, chegou ao local e encontrou uma poltrona azul (da mesma cor das poltronas do avião) com número de série 237011038331-0. A Aeronáutica informou que aguarda a confirmação da Air France sobre se a poltrona pertence de fato à aeronave.
Às 9h10min, a embarcação avistou o primeiro corpo, do sexo masculino, recolhido às 9h30min pela tripulação do navio. Vinte minutos depois, a embarcação recolheu uma mochila com um cartão de vacinação. Às 10h18min, foi encontrada uma pasta de couro com um bilhete da Air France. Em uma das duas, havia também um laptop. O segundo corpo, também de um homem, foi localizado às 11h13min.
Na operação de resgate, os corpos e materiais encontrados serão transferidos da corveta para a fragata Constituição, e um helicóptero também deve participar do transporte. A previsão da Marinha é de que os cadáveres chegarão amanhã pela manhã a Fernando de Noronha.