Toneladas de leite em pó foram incinerados em Taquara (Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura) |
Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) queimaram 6,2 toneladas de leite em pó adulterado. A ação ocorreu segunda-feira (20) no município de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A Operação Leite Compensado desvendou a adulteração de leite com adição de água e ureia. A Justiça aceitou denúncia contra 13 pessoas nas cidades de Ibirubá e Guaporé.
Cerca de 300 mil litros de leite foram apreendidos em três postos de refrigeração no estado. Para cada 10 litros de leite cru, se faz cerca de um quilo de leite em pó. Do total retido, em cerca de 28 mil litros apresentaram indícios de fraude e eram oriundos de dois entrepostos interditados no dia 8 de maio deste ano.
A Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (SFA/RS) ainda aguarda as demais análises das amostras do leite cru apreendido. A partir delas, serão definidos os destino dos demais lotes que estão cautelarmente apreendidos em uma empresa que auxilia as ações do Mapa.
Integrantes do Ministério da Agricultura devem se reunir nos próximos dias com representantes da cadeia produtiva do leite, em Brasília, para discutir mudanças na relação das indústrias de laticínios com as transportadoras. Segundo o ministro Antônio Andrade, será apresentada a proposta para que as empresas alterem o pagamento pelo frete do produto, baseando-se na distância percorrida e não no volume transportado.
O Ministério também procura uma nova forma de analisar a quantidade de ureia no leite, já que a substância faz parte da composição natural do produto.