A atividade aconteceu no turno da manhã e teve duração de cinco horas |
O Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio foi realizado no sábado dia 18 de maio, no Campus SETREM e serviu para suprir as demandas regionais e também internas da Instituição, quanto às exigências legais do Corpo de Bombeiro no que tange a Resolução Técnica nº 14.
A atividade aconteceu no turno da manhã e teve duração de cinco horas, contemplando basicamente uma parte teórica onde se estudou a teoria do fogo, propagação do fogo; classes de incêndio, métodos de extinção, agentes extintores, equipamentos de combate a incêndio, equipamentos de detecção, alarme e comunicação. Dentro dos primeiros socorros abordou-se a parada cardiorrespiratória, procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP) e Obstrução das Vias Aéreas por Corpos Estranhos (OVACE): procedimentos de desobstrução.
O curso também teve uma parte prática com uso do boneco para a reanimação cardiopulmonar, desobstrução das vias aéreas e combate a Incêndio com as instruções de uso de extintores. De acordo com o coordenador do Departamento de Extensão, professor Valsenio Gaelzer, o curso foi oferecido na intenção de atender a resolução técnica nº 14, criada a fim de capacitar pessoas para terem o conhecimento a cerca dos temas desenvolvidos na atividade. “Nesse curso pessoa recebe treinamento referente aos componentes do extintor, cuidados quanto ao seu uso e principalmente tem o aprendizado prático de seu funcionamento realizando a extinção do fogo” afirma.
Com estes dois treinamentos, explica Gaelzer, a pessoa então capacitada, recebe o certificado, e com este, a empresa para a qual os funcionários orientados trabalham conseguem obter junto ao Corpo de Bombeiros e a Prefeitura o alvará de funcionamento da empresa. Sem a apresentação destes certificados e demais documentos, a empresa não poderá entrar em atividade, nem renovar o alvará para poder continuar exercendo a atividade junto a sua comunidade.