Operação tenta combater fraudes em CRVA de Crissiumal (Foto: Reprodução/RBS TV) |
A Polícia Civil realizou nesta terça-feira (21) uma operação para combater fraudes no Cartório de Registros Públicos e no Centro de Registro de Veículos Automotores de Crissiumal, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. A operação 7° Mandamento apreendeu documentos em empresas, na casa dos suspeitos de envolvimento e ouviu os proprietários do cartório. Segundo a polícia, os fraudadores adquiriam veículos com sinistros, adulteravam os documentos e revendiam.
De acordo com o Polícia Civil, a investigação iniciou em novembro do ano passado e descobriu uma lista de crimes. Entre eles, estão: falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, peculato, inserção de dados falsos em sistemas de informática, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Estima-se que, nos últimos meses, o cartório desviou cerca de R$ 314 mil.
Segundo os policiais, o fato de os dois estabelecimentos serem de propriedade da família facilitava outros crimes como: estelionato e formação de quadrilha. Geralmente, os veículos eram trazidos de São Paulo e revendidos na região. Os dois inquéritos serão encaminhados à Justiça.