22 março 2011

Modelo de parceria para reforma do Beira-Rio é aprovado por aclamação

Modelo de parceria para reforma do
Beira-Rio é aprovado por aclamação 
O Conselho Deliberativo do Inter aprovou por aclamação a proposta de parceria para a realização das reformas do estádio Beira-Rio para a Copa do Mundo de 2014. Os conselheiros colorados chegaram a um consenso por volta das 22h desta segunda-feira, em uma reunião em que a ideia da direção saiu vitoriosa. O Inter publicará uma carta-convite em seu site e em jornais da cidade convidando empresas interessadas a apresentar as propostas. Elas terão 15 dias, contando a partir desta terça, para se apresentar.
Caso nenhuma empreiteira se ofereça para tocar as obras do Beira-Rio, a tendência é que o Inter feche a parceria com a Andrade Gutierrez, que mantém contatos com a direção desde o ano passado. “Faremos tudo para que o clube tenha todas as garantias de estar fazendo um bom negócio”, prometeu o presidente do Inter, Giovanni Luigi.
Antes da celebração do contrato – que pode durar até 90 dias para superar todas as etapas, conforme Luigi – o clube contratará uma empresa especializada em “gestão de arenas” e uma assessoria jurídica “em nível nacional”. As duas formularão o conteúdo a ser assinado. Um conselho de obras, com 13 integrantes, também foi formado. Eles vão elaborar pareceres sobre questões específicas, que serão apresentadas à presidência e ao Conselho Deliberativo.
Luigi aguarda por mais prazo da Fifa
Devido aos trâmites necessários, o dirigente afirmou que conta com um prazo maior da Fifa, organizadora da Copa do Mundo de 2014. “Espero que a Fifa entenda que o Inter precisa dar transparência ao processo. Por isso, terá de ter um pouco mais de paciência.” A entidade máxima do futebol quer os estádios para o Mundial prontos até 31 de dezembro de 2012. Um ano antes da Copa, em 2013, o Brasil sediará a Copa das Confederações.
Atualmente, pelo modelo de autofinanciamento, as reformas no estádio andam em compasso lento, embora a direção garanta que está dentro do cronograma previsto. “O comitê local (da Fifa) em nenhum momento estabeleceu prazos. Ele estava aguardando as garantias do Inter”, enfatizou Luigi, que comemorou o resultado: “O Inter sai engrandecido. A proposta objetivou atender todos os conselheiros e movimentos políticos do clube”.
Comissão de obras tem ex-presidente do Inter
A comissão terá como integrantes Cássio de Jesus Trogildo, Diana Raquel de Oliviera, Frederico Gerdau Johanpetter, Geraldo Costa da Camino, Humberto Cesar Busnello, João Patrício Centeno Hermann, José Aquino Flores, José Carlos Granja de Andrade, Keller Dornelles Clós, Luís Anápio Gomes de Oliveira (presidente da Comissão de Obras), Maximiliano Carlomagno (secretário), Pedro Paulo Zachia, Ronaldo Bolognesi.