01 dezembro 2009

Mistério cerca morte de gaúcha na Austrália

A viagem de estudos da gaúcha Suellen Domingues Zaupa à Austrália acabou tendo um fim trágico. Aluna de um curso de hotelaria, a porto-alegrense de 22 anos foi encontrada morta no apartamento milionário de um neurocirurgião em Sydney, no dia 21 de novembro. As circunstâncias de sua morte ainda repercutem na imprensa do país – suspeita-se de que a jovem tenha sido vítima de uma overdose de cocaína.
Omorador do imóvel – que tem valor estimado em 1,7 milhão de dólares australianos (R$ 1,4 milhão) –, Suresh Nair, 41 anos, foi indiciado na quarta-feira passada pela morte da gaúcha, segundo informações do jornal The Sunday Morning Herald. O médico entregou-se à polícia no domingo e deve comparecer a um tribunal no dia 15 de dezembro.
Peritos estimam que Suellen estava morta havia 36 horas quando seu corpo foi descoberto, o que fixa a data da morte em 19 de dezembro. O apartamento foi arrombado depois que colegas de Nair ficaram alarmados com a ausência do médico em seus compromissos no Hospital Nepean, onde trabalhava. Ele não estava no imóvel à hora da descoberta.
Médico está envolvido na morte de outra jovem
Nair teve sua licença para praticar medicina suspensa após o indiciamento. O médico foi suspenso outras duas vezes – em 2004 e 2008 – devido a “problemas de saúde”não detalhados. Funcionários do hospital o descrevem como “solitário”. Já vizinhos relatam que mulheres jovens eram vistas com frequência no apartamento.
Não é a primeira vez que Nair se envolve em um caso do tipo, de acordo com o jornal The Daily Telegraph. A polícia investiga a morte de outra jovem no apartamento do neurocirurgião, em fevereiro deste ano. Victoria McIntyre também tinha cerca de 20 anos e morreu de overdose.
Suellen morava havia cerca de três anos na Austrália e contava com a ajuda do pai, um empresário morador de Venâncio Aires, para se sustentar. Ele e a mãe, uma contadora de Porto Alegre, foram avisados da morte da filha apenas na quarta-feira, conforme Diego Costa, 30 anos, primo da gaúcha. Ontem, pai e mãe tentavam conseguir a documentação necessária para viajar à Austrália, o que deve ocorrer nos próximos dias. Antes, a mãe foi até Itajaí (SC) para informar o irmão de Suellen sobre a morte. Os pais pretendem cremar Suellen na Austrália, como era o desejo da filha.