03 junho 2011

Governo do Estado lança no dia 17 programa de Erradicação da Miséria

Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
O Governo do Estado lança no dia 17 de junho o programa de Erradicação da Pobreza Extrema no RS. Com o objetivo de definir uma política pública voltada para o combate à pobreza no Estado, o projeto - que envolve 10 secretarias ligadas a políticas sociais - visa retirar 300 mil gaúchos de uma situação de vulnerabilidade social.
Em parceria com o Governo Federal e prefeituras, a iniciativa tem como meta erradicar a pobreza no Estado nos próximos quatro anos. A ideia é efetivar políticas públicas que trabalhem com programas de transferência de renda; ampliação do acesso a serviços públicos em áreas como saúde e educação; e a inclusão produtiva ou geração de oportunidades ao público alvo do programa.
Além de assegurar às famílias carentes melhores condições de vida, o programa de erradicação da miséria pretende qualificar e "escolarizar" os pais, capacitando-os para alguma profissão que atenda à demanda da região. O Governo do Estado também pretende enviar à Assembleia um projeto de lei que prevê a criação do Fundo Estadual da Pobreza Extrema.
Mesmo com a previsão de contemplar todas as regiões do Estado, o programa deve priorizar, no primeiro ano, ações em Porto Alegre e nas regiões Metropolitana, Central, Sul, Noroeste Colonial e Médio Alto Uruguai, apontadas como as mais carentes do RS.

Texto: Felipe Samuel