19 setembro 2013

A importância da ecografia

A importância da ecografia
Existem muitas indicações médicas para o uso do ultrassom diagnóstico, e a gravidez talvez seja a razão mais reconhecida para realização do exame

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, dispõe de equipamentos modernos e profissionais qualificados para a realização de exames de ecografia. O ultrassom durante a gravidez gera as principais procuras por este serviço, no entanto, existem muitos outros órgãos no corpo que podem ser examinados, como o fígado, a vesícula biliar, os rins, o baço, a tireoide, as mamas, o ovários, o útero, os testículos, a bexiga, a próstata, as artérias e veias.

Conhecido também como ultrassonografia, o ultrassom é como um som comum, exceto por ter uma frequência mais alta do que o ouvido humano pode detectar. Quando mandado para o corpo através de um transdutor (sonda) que encosta na pele do paciente, o som é refletido pelos órgãos internos. O retorno dos ecos são recebidos pelo transdutor e convertidos por um instrumento eletrônico em imagens para um monitor.

O exame é sempre realizado por um médico especialista, comumente chamado de ultrassonografista ou ecografista. As imagens serão registradas em filme, interpretadas pelo examinador e colocadas em um laudo para serem entregues posteriormente ao paciente, que as mostrará ao seu médico. Para a realização do exame, pode ser pedido ao paciente que faça jejum de oito horas se o exame for do abdômen e que mantenha a bexiga cheia se o local a ser avaliado for à região pélvica.