14 junho 2011

100 Dias de funcionamento do Centro de Atendimento às Mulheres

A violência contra a mulher é uma violação dos direitos
humanos
O Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher “Dirce Grösz” está funcionando a mais de 100 dias em Santa Rosa. Nesse período, cerca de 220 mulheres foram atendidas individualmente e em grupos.
Uma equipe multidisciplinar constituída pela psicóloga, assistente social e advogada realizam os trabalho. O perfil das mulheres atendidas no CRRM é de extrema fragilização, em virtude da situação de violência doméstica. O relato das mulheres atendidas e orientadas pelas profissionais é que o agressor geralmente é o companheiro ou ex-companheiro. Em 90% dos casos envolvem uso abusivo de álcool e outras drogas, como maconha, cocaína e craque.
A violência contra a mulher é uma violação dos direitos humanos, onde os filhos deste casal são diretamente envolvidos e afetados, com grande freqüência reproduzem o mesmo modelo de violência nas famílias que estarão constituindo. Segundo a Vice-Prefeita Sandra Padilha “Precisamos romper com esse círculo vicioso da violência que produz prejuízos emocionais irreparáveis para as vítimas envolvidas. Diante dos dados estatísticos da violência sexual, física e psicológica contra meninas e mulheres do nosso município, podemos constatar que a procura do Centro de Atendimento não tem sido aproveitada em sua totalidade. Esperamos que a divulgação dos serviços proporcionasse coragem e o rompimento do pacto de silêncio, que muitas mulheres passam por questões de medo, vergonha, submissão e falta de informações sobre seus direitos.”
A criação da Coordenadoria da Mulher; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher; Capacitação dos Profissionais que compõem a Rede; Casa de Abrigo e Passagem e a Delegacia da Mulher demarcam toda uma rede de atendimento e proteção à mulher, oferecendo políticas públicas que buscam construir uma cultura de paz entre homens e mulheres.