14 junho 2011

Especialistas da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG realizam Oficina em São José do Inhacorá

 No Estado, foram realizadas 4 capacitações regionais
No dia 1º de junho, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena,  o município de São José do Inhacorá, através da UNDIME, sediou o I Encontro Regional de Interpretação dos resultados da avaliação externa do Estado do Rio Grande do Sul. Ao todo, foram 75 municípios gaúchos que aderiram ao SAERS em 2010 com avaliação nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. As avaliações foram realizadas nas turmas do 3º ano, 5ª série ou 6º ano do Ensino Fundamental. Da região da Grande Santa Rosa, os municípios de São José do Inhacorá, Nova Candelária, Três de Maio, Tucunduva, Horizontina, Independência e Alecrim realizaram a avaliação.
O encontro possibilitou professores, técnicos e gestores educacionais participar de oficinas com especialistas da Universidade Federal de Juiz de Fora com vistas a interpretação dos resultados constantes nos boletins pedagógicos como: a participação dos alunos no teste, a proficiência média em cada componente avaliado, a evolução dos resultados nas últimas edições do programa, bem como o percentual de alunos em cada padrão de desempenho.
No Estado, foram realizadas 4 capacitações regionais. Conforme Adriane Waechter, Dirigente Municipal de São José do Inhacorá e membro da Diretoria Estadual da UNDIME/RS “a realização do encontro regionalizado foi um pleito dos secretários de educação junto ao CAED com o objetivo de oportunizar aos professores a participação nas oficinas. Com as informações obtidas, será possível planejar e implementar ações de intervenção pedagógica com vistas a garantia de uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos das Redes Municipais participantes do SAERS. Através desta avaliação temos um indicador de aprendizagem dos alunos das nossas redes” conclui.
Na estada dos especialistas mineiros ao município, foi realizado um passeio com apresentação da cidade e alguns de seus pontos turísticos, os quais despertaram encantamento aos visitantes, destaque para a Escola de Educação Infantil, que servirá de inspiração para o Estado de Minas Gerais.