07 outubro 2011

Entregue premiação do concurso cultural “Noroeste Farroupilha”

Ana Maria Baioto Gass
A poesia “Orgulho Gaúcho” garantiu à Ana Maria Baioto Gass, de Três de Maio, um Kit de chimarrão da Ervateira Vier. Com 37,29% dos votos em enquete disponível no site, a poesia venceu o concurso cultural Noroeste Farroupilha promovido pelo clicRBS Santa Rosa.
Ana retirou seu prêmio na sede da RBS de Santa Rosa, nesta quarta-feira.
Confira a poesia de autoria da tresmaiense:
Nascida no interior de Três de Maio
Criada por um gaúcho que ajudou na construção do nosso CTG,
Sócio e freqüentador assíduo do Tropeiros do Buricá
Durante toda sua vida.
Desde pequena aprendi a gostar das coisas do pago
Tomar gosto pelo chimarrão, pelo churrasco
Ouvir papai tocando sua oito baixos
E cantando músicas tradicionais.
Cresci em meio à tradição, indo em rodeios,
Assistindo gineteadas e vendo a gauchada
Com o mate passando de mão em mão
Famílias inteiras prestigiando o CTG
E perpetuando a tradição.
Hoje, já sou mãe e tenho uma filha
Pequena como eu um dia fui
Como eu, ela também gosta da tradição.
Faz parte da invernada e dança no CTG, mostrando toda sua graça
De prendinha gaúcha
Transmito a ela o que aprendi com meu pai
Ter amor por nosso Estado e pelas coisas do pago
Cultuar a tradição e respeitar os costumes
Sempre tendo amor por nossa querência amada
Dizendo em alto e bom tom: o quanto amamos o nosso Rio Grande.