07 outubro 2011

Pelé considera Porto Alegre uma das cidades mais adiantadas para a Copa

Pelé deixou claro que o Porto Alegre não pode ficar fora da Copa das 
Confederações
Crédito: Pedro Revillion
O embaixador honorário da Copa do Mundo de 2014, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, esteve presente na vistoria das obras do Beira-Rio nesta sexta-feira. O ex-jogador do Santos e da Seleção Brasileira destacou o esforço conjunto dos governos estadual e federal na conclusão da reforma do estádio para a Copa das Confederações e para o Mundial. "Das cidades mais importantes, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a capital gaúcha é mais adiantada. O Beira-Rio talvez seja um dos primeiros estádios a ficar pronto para a Copa das Confederações", disse. "Todos sabem os problemas que a cidade paulista está enfrentando com a construção de uma nova arena", acrescentou. 
Anteriormente, quando esteve reunido com o governador do Estado, Tarso Genro, e com o Ministro do Esporte, Orlando Silva, no Palácio Piratini, Pelé já tinha sublinhado a importância da presença gaúcha na Copa das Confederações. "Essa obra tem que acontecer. Estamos aqui representando a presidência do País e sabemos que o Rio Grande do Sul, que é uma referência no futebol brasileiro, não pode ficar fora dessa competição." 
Pelé não escondeu a preocupação da imprensa em afirmar que a Copa do Mundo de 2014 corre o risco de não ser realizada no Brasil. "Estamos criando um volume de notícias que afirma que a Copa do Mundo não irá ocorrer. Vai ocorrer. O povo brasileiro tem que ter confiança nas coisas que estamos fazendo. Os impasses que estão ocorrendo são internos e serão resolvidos e é por isso que estamos aqui em Porto Alegre", esclareceu. 
O embaixador defendeu a ideia de que a Copa do Mundo é muito mais do que um torneio para o Brasil. "Essa competição é um benefício para todo o País. A nossa preocupação com Porto Alegre se justifica porque é uma cidade que receberá pessoas vindas do Uruguai e da Argentina durante o Mundial. Exatamente por isso que temos que estar juntos", disse Pelé.
Pelé pede paciência com a Seleção Brasileira
Pelé pediu paciência ao torcedor para com a Seleção Brasileira. "O que o Mano Menezes (técnico do Brasil) precisa é de tempo para montar a nossa equipe. A força do nosso País já ficou clara nos amistosos contra a Argentina, quando somente os jogadores que atuam aqui foram chamados. Esse problema que nós enfrentamos de ter que ganhar tudo já faz parte da rotina da Seleção. Nós temos condições de conquistar o Mundial e só precisamos de treinamento", disse. 
Como torcedor, Pelé se prepara para o Mundial de Clubes, competição que terá a participação do Santos, o atual campeão da Libertadores. O ex-jogador do Peixe recomendou que a equipe tenha atenção porque se trata de um torneio com mais de um jogo. "Todos querem que o Santos jogue contra o Barcelona na final, mas nós não podemos esquecer do exemplo do Inter. Será preciso vencer o primeiro jogo para garantir uma vaga na decisão", avisou.