23 fevereiro 2012

Aprovado requerimento de Classmann que debaterá a cadeia do leite no RS

Classmann: "Vamos buscar o diferencial para 
aumentarmos a produtividade" (Foto: Viviane Dreher) 
Por dez votos favoráveis, a Comissão de Agricultura Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa (CAPC) aprovou, nesta quarta-feira (23/03), o pedido de audiência pública que debaterá a cadeia produtiva do leite no Estado, proposto pelo líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann. O parlamentar, que é vice-presidente da CAPC, comemorou a decisão. "O RS é um grande produtor de leite, mas ainda temos muito trabalho pela frente para aumentarmos a produtividade, buscando investimentos em sanidade, manejo e melhoramento genético", afirmou.
A iniciativa de propor o debate é resultado da viagem realizada pela missão gaúcha à Galícia, na Espanha, no mês de janeiro, da qual Classmann fez parte. A região é considerada uma das maiores produtoras de leite e produtos lácteos do mundo, reconhecida pela tecnologia aplicada. Segundo o deputado, a produção láctea na localidade espanhola supera os 33 litros vaca/dia, enquanto no Estado o número é de 7,5 litros. "Na região Noroeste, por exemplo, cada animal produz, em média, 15,5 litros por dia. Temos condições de aumentar estes índices, buscando o diferencial alcançado pelos espanhóis para dobrar a produtividade em dois ou três anos", destacou o líder petebista.
Classmann também já encaminhou requerimento para mais duas audiências, a serem realizadas durante a programação da Feira Exposição, Industrial, Comercial e Agropecuária (Feicap), de Três Passos, em 20 de abril, e da Feira Nacional da Soja (Fenasoja), em Santa Rosa, no dia 4 de maio.