04 abril 2010

Gripe A: começa segunda-feira vacinação para pessoas de 20 a 29 anos

A terceira etapa da estratégia nacional de imunização contra a Influenza H1N1 (Gripe A), começa na segunda-feira e vai até 23 de abril. Serão imunizados adultos saudáveis dos 20 anos 29 anos.
No Rio Grande do Sul, são 1.861.144 pessoas dentro da faixa etária, o que corresponde a aproximadamente 37% dos cerca de cinco milhões de gaúchos que serão imunizados.
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Estado, indicam que dos 8.216 casos notificados no Rio Grande do Sul ano passado, 1.513 (18,4%) foram adultos nesta faixa etária.
A população saudável foi incluída entre os públicos alvos pois o Brasil decidiu ir além da recomendação do Organização Mundial de Saúde (OMS), que era de era vacinar apenas os quatro grupos que apresentaram maior risco (trabalhadores de saúde, gestantes, população indígena e pessoas com doenças crônicas preexistentes). Nas Américas, além do Brasil, apenas Estados Unidos e Canadá adotaram essa iniciativa, demonstrando assim, o esforço brasileiro em vacinar a maior quantidade de indivíduos com risco de desenvolver formas graves ou morrer por esta doença.
As grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de seis meses e menores de dois anos que ainda não receberam a dose poderão procurar os postos de vacinação durante esta terceira etapa. Todas as gestantes, independentemente do período de gestação, devem se vacinar. As mulheres que engravidarem após o fim dessa etapa poderão se imunizar nas fases seguintes.
Próximas etapas:
3ª etapa (5 a 23 de abril):
Adultos saudáveis de 20 a 29 anos
4ª etapa (24 de abril a 7 de maio)
Pessoas com mais de 60 anos vacinam-se contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a H1N1. Nesse caso a vacinação é simultânea, em braços diferentes
5ª etapa (10 a 21 de maio)
Adultos saudáveis de 30 a 39 anos