11 junho 2010

Convenção oficializa candidatura de Marina Silva à presidência

Os integrantes da Executiva Nacional do Partido Verde aprovaram por volta de 12h30min a candidatura da Marina Silva e de Guilherme Leal à presidência da República. A senadora (PV-AC) foi a primeira a ter sua campanha oficializada durante convenção partidária, que ocorreu nesta quinta-feira, em Brasília.
Sua entrada no auditório do Centro de Convenções Brasil 21 terá um intenso significado político e emocional: para dar o sim ao Partido Verde, precisou vencer fortes dúvidas de consciência - tamanha a gratidão que tem pelo PT e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do qual se sentia devedora.
Dívidas políticas à parte, porém, a senadora acreana acabou cedendo ao que considerava mais importante para o País: levar para a disputa presidencial sua cruzada pelo desenvolvimento sustentável, que pregou, sem muito sucesso, nos seus cinco anos e meio como ministra do Meio Ambiente.
Além disso, acredita que a batalha eleitoral vai lhe devolver, aos 52 anos, o encanto que perdeu pelo Senado. Sob os holofotes nacionais que lhe trará a candidatura, poderá cobrar da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) as posições que adotou, segundo ela, contrárias à causa ambiental e que a levaram a deixar o governo Lula em maio de 2008. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.