23 abril 2011

Chega a 10 o número de mortos pela chuva no RS

Chega a 10 o número de mortos pela chuva
no RS 
Crédito: Paulo Nunes
Um quinto corpo, de Joshuan Daniel de Oliveira de Lima, de 11 anos, foi retirado dos escombros de um deslizamento de terra na Rua Teutônia, em Igrejinha, no Vale do Sinos, na tarde deste sábado. Agora, chega a dez número de mortos em decorrência das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. 
Além dos cinco corpos já encontrados no município, outras duas pessoas seguem desaparecidas e estão sendo procuradas pelas equipes de buscas e salvamento. Um gerador de luz foi instalado no local para auxiliar nas buscas, que devem seguir pela noite deste sábado. 
• Leia mais sobre as chuvas no Rio Grande do Sul
Quatro vítimas do soterramente em Igrejinha já foram identificadas: Marli Teresinha Jardim, 42 anos, o casal Iraci Pereira, de 46 anos, e Fernando Leite de Lima, de 50 anos, e filho deles Rafael Pereira de Lima, de 10 anos.
Os corpos das vítimas de deslizamento de terra serão veladas em uma cerimônia coletiva. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município e vice-prefeito, Vanderlei Petry, o velório – que ainda não tem horário nem data definidos – vai ocorrer no ginásio municipal da Oktoberfest.
Um ônibus está servindo de refeitório para bombeiros, policiais militares e voluntários que atuam nas ações de resgate. Os desalojados foram acolhidos numa escola municipal e numa creche. As famílias recebem apoio psicológico e tratamento médico. O Grupamento de Busca e Resgate de Porto Alegre está no município com um cão farejador participando das buscas.
Segundo o prefeito de Igrejinha, Jackson Fernando Schmidt, a cidade foi uma das cidades mais afetadas pela cheia do Rio Paranhana e de outros 11 arroios que cortam o município. Segundo a MetSul Meteorologia, até as 8h deste sábado havia chovido 118 mm na cidade, sendo que a média mensal é 100 mm.
Situação de Emergência
A prefeitura de Igrejinha decretou luto oficial de três dias em memórias as vítimas da chuva e levanta os dados da tragédia para decretar situação de emergência junto a Defesa Civil do Estado. A Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) já foi emitida. 
Deslizamento em Novo Hamburgo
Em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, três crianças foram soterradas, na madrugada deste sábado, após um deslizamento de terra que atingiu uma casa no bairro Kephas. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, várias residências foram danificadas pela chuva e o vento fortes, mas ainda não há dados sobre a quantidade de imóveis atingidos. As crianças foram identificados como Gustavo, Evandro e Luciana dos Santos.  
Em Sapucaia do Sul,um homem foi eletrocutado ao tentar salvar outro que foi atingido por uma descarga elétrica na rua Teodomiro Porto da Fonseca, Centro, por volta das 18h30min dessa sexta-feira. A vítima foi identificada como Edson Miguel Trindade Farias, de 58 anos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um fio de alta tensão, caído no local, provocou o acidente. A outra vítima do choque, Jorge Adalberto Adam, de 55 anos, foi encaminhado para o Hospital de Getúlio Vargas, e está em estado estável.
Ainda nessa sexta-feira, um agricultor morreu após a queda de um galpão no município de Fazenda Vilanova, no Vale do Taquari. Na região, o temporal derrubou diversas árvores e galhos sobre a BR 386. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, a vegetação desabou sobre a pista por volta das 16h40min e chegou a bloquear o tráfego em pelo menos cinco pontos por alguns minutos. O fluxo foi conduzido em pista parcial até as 18h, quando o material foi recolhido.