28 fevereiro 2012

Santa Rosa terá medicamentos fitoterápicos na rede de saúde pública

Serão cinco medicamentos que estarão disponíveis nas 

Unidades de Saúde do Município 
A comunidade de Santa Rosa já pode comemorar. O Município através da Fundação Municipal da Saúde – FUMSSAR garantiu a inclusão de medicamentos fitoterápicos na rede de saúde pública. A informação da aprovação da inclusão dos itens pelo Conselho Municipal da Saúde foi comunicada ao Prefeito Orlando pela Presidente da FUMSSAR, Karina Kucharski e pela Diretora de Saúde, Vanderli de Barros na tarde desta segunda-feira, 27 de fevereiro.
Serão cinco medicamentos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA e pelo Ministério da Saúde que passarão a fazer parte dos medicamentos oferecidos nas Unidades de Saúde do município.
De acordo com o Prefeito Orlando Desconsi, “Esse é mais um desejo de ampliação do serviço de saúde que contempla uma prática cultural da nossa população, além de cumprirmos com mais um compromisso do nosso Plano de Governo”, afirma.
Estima-se que em aproximadamente 60 dias os medicamentos estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.
Segundo a Presidente da FUMSSAR, Karina Kucharski, “essa inclusão significa mais um avanço da Fundação que resgata a cultura popular construída em parceria com os funcionários da FUMSSAR, garantindo acesso de fitoterápicos em toda a rede de saúde”, destaca.
Os medicamentos que serão disponibilizados após o processo licitatório são: 1) Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) 380 mg – Cápsulas; 2) Guaco - Extrato hidroalcoólico das folhas de Mikania glomerata, 0,5ml/5ml – Xarope; 3) Cáscara Sagrada (Rhamnus purshina) 250 mg – Cápsulas; 4) Isoflavona de Soja (Glycina max) 150 mg - Cápsulas ou Comprimidos; 5) Unha de Gato (Uncaria tomentosa) 100 mg - Cápsulas ou Comprimidos.
Fitoterápicos
São medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais como chás, extratos e tinturas. Esses medicamentos devem ser usados com orientação médica.