1º lugar: Unidos Pelo Tigre, que ganhou um Nootebook e uma viagem para os pontos turísticos da região |
No último sábado, dia 2 de julho, foi realizada a I Gincana Ambiental, no ginásio de esportes Ceslau Sawitzki, no Bairro São Francisco. A gincana teve suas atividades baseadas no tema Água e Lixo, e foi promovida pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.
Na oportunidade as equipes participantes apresentaram as tarefas que haviam sido encaminhadas dia 13 de junho, que consistiam em: adotar um riacho de Três de Maio e realizar a sua identificação; coletar amostras de água de três trechos (nascente, meio e foz) juntamente com a CORSAN; coletar o lixo presente no riacho ou margens para encaminhamento ao CIGRES e produzir um documentário com fotos das atividades realizadas.
Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara de Vereadores, Ivo Novotny; os secretários da Agricultura, Educação e Administração; o gerente da CORSAN, Adelar José Scherer; representando o Comitê de Bacias dos Rios Santa Rosa e Turvo, Claucia Kapper; representando a FEPAM, Lori Rossi Motta; representando a EMATER, Gilson Antonio Grando, e a bióloga sanitarista, Marilei Dockhorn.
Nas apresentações dos documentários, as equipes Excalibur, formada pelos Escoteiros Flor de Maio; Unidos pelo Tigre, formada pela Escola Alberto Pasqualini de Consolata, e o Pelotão Mirim, formada por crianças sob a orientação de policiais da Brigada Militar de Três de Maio, relataram dados sobre os riachos Cachoeira (Excalibur), Morangueira (Pelotão Mirim) e Tigre (Unidos pelo Tigre) e apresentaram o lixo recolhido nos leitos e margens.
A análise de potabilidade dá água realizada pela CORSAN apresentou dados preocupantes nos três riachos, entre estes, os índices mais críticos se encontravam nos coliformes fecais e nos níveis de oxigênio da água.
Segundo o técnico que realizou a coleta da água, Carlos Perinazzo, para que haja balneabilidade nos riachos, os índices de oxigênio devem ser acima de 4 miligramas por litro de oxigênio, e os coliformes fecais devem ser inferiores a 1.000 para cada 100 mls de amostra.
Mais de 250 quilos de material reciclável foram recolhidos na gincana
A equipe Excalibur conseguiu recolher mais de 100 bolsas de materiais plásticos |
Durante as tarefas de recolhimento do lixo do leito e das margem dos riachos, as equipes conseguiram juntar uma quantidade significativa de material para reciclagem. A equipe Excalibur conseguiu recolher mais de 100 bolsas de materiais plásticos.
Segundo Paulo Cassol, diretor técnico dos Escoteiros Flor de Maio, o material recolhido foi apenas 10% do que há presente nos 21 quilômetros de extensão do riacho Cachoeira. “Esta gincana foi uma semente plantada para despertar a consciência ecológica na comunidade, a fim de que todos possam auxiliar a cuidar da cidade”, destaca.
Somando os materiais das três equipes, mais de 250 quilos de lixo foram recolhidos das margens e dos leitos dos riachos durante a gincana, e este material será encaminhado ao CIGRES para reciclagem.
1º lugar: Unidos Pelo Tigre, que ganhou um Nootebook e uma viagem para os pontos turísticos da região;
2º lugar: Pelotão Mirim, que ganhou um aparelho de TV ;
3º lugar: Excalibur, que ganhou uma bicicleta.