06 agosto 2012

Três de Maio: Em dez anos, dobra o número de veículos

Conforme reportagem do Jornal Semanal, atualmente a frota
de Três de Maio é de 13.296 veículos (Foto: A. de Souza)
Com a oferta de crédito fácil, aumento da renda dos brasileiros e incentivos do governo para aquecer as vendas de automóveis no Brasil, os problemas de mobilidade urbana não são mais exclusivos das grandes cidades. Em Três de Maio, o número de veículos que circulam na cidade, praticamente, dobrou na última década, mas as vias urbanas são as mesmas construídas há décadas.

Os três-maienses precisam ter paciência nos horários de pico: meio-dia e 18h. É comum os motoristas enfrentarem longas filas de veículos na rotatória localizada no entroncamento das Avenidas Uruguai e Alberto Pasqualini e nas ruas Horizontina e Bertoldo Böeck. A rua Rio de Janeiro, utilizada por ônibus que saem da Estação Rodoviária local, é outro gargalo do trânsito três-maiense. A secretaria municipal de Urbanismo alterou a sinalização nesta via, recentemente, para tentar agilizar o fluxo no acesso a rótula.

Conforme reportagem do Jornal Semanal, atualmente a frota de Três de Maio é de 13.296 veículos, segundo dados do Detran (Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul), do mês de junho, sendo 7.201 automóveis e 3.064 motocicletas. Em 2002, conforme a coordenadora do Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) Três de Maio, Candice Tomasi Giordani, o número de veículos era de 7.634.

Naquele ano, considerando os dados do Censo 2000, a população do munic era de 24.136 habitantes e a proporção era de 3,1 habitantes/veículo. Em dez anos, a população diminuiu e hoje são 23.726 habitantes no município. Em 2012 a proporção é de 1,79 habitante/veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário