30 setembro 2009

Memorial Casa João Goulart abre suas portas para o público

O Memorial Casa João Goulart, que retrata a vida pública e pessoal do ex-presidente da República, abre suas portas para o público a partir desta quinta-feira, dia 1º de outubro, em São Borja. A inauguração será realizada às 17h, com a presença d e autoridades e da imprensa.
O memorial é resultado de um projeto patrocinado pela AES Sul - Distribuidora Gaúcha de Energia e financiado pela Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC), através do sistema Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Na primeira fase, a casa que pertenceu à família Goulart em São Borja passou por um processo de restauração. O imóvel, construído em 1927, foi tombado pela SEDAC em 1994 e, posteriormente, doado pela família de Jango à Pref eitura de São Borja. As obras de restauro iniciaram em junho de 2008 e foram concluídas em julho deste ano.
A partir daí, o imóvel foi preparado para abrigar um acervo doado por familiares, amigos, conterrâneos e admiradores do ex-presidente. O Instituto João Goulart, de Brasília, também cedeu parte de seu acervo para o memorial, que conta a trajetória do líder desde o início de sua carreira política até seu falecimento, na década de 1970. Aspectos pessoais, como a vida em família e a relação de Jango com o campo, também são ressaltados.
O memorial conta com quatro salas expositivas, três salas com reconstituição de ambientes através do mobiliário original da casa e pinturas decorativas descobertas durante o processo de restauro e uma sala de vídeo. Os espaços expositivos reúnem painéis com textos e imagens e vitrines de documentos e objetos relacionados à vida do ex-presidente.
Além do memorial, a casa a briga uma seccional do Instituto João Goulart, a sede da Associação de Amigos do Memorial João Goulart e os escritórios do Departamento de Assuntos Culturais da Prefeitura de São Borja. As instalações também comportam salas de oficinas de artesanato e exposição de produtos artesanais feitos na região (sob chancela da EMATER/RS), loja, cafeteria e sanitários.
O memorial é situado na Avenida Presidente Vargas, onde também está localizada a casa do ex-presidente Getúlio Vargas, compondo o chamado Corredor Cultural de São Borja, que atualmente recebe cerca de 10 mil turistas por ano. O projeto recebe apoio do Instituto do Patr imônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul (IPHAE), da Prefeitura de São Borja, do Instituto João Goulart e da Emater/RS.